top of page

Segundo Encontro do Clube de Leitura "Eu, Robô" (1950), de Isaac Asimov

Atualizado: 27 de abr. de 2021




SOBRE O LIVRO

“Eu, Robô” é uma coletânea de contos escrita pelo russo-americano Isaac Asimov. Os contos já haviam sido publicados em revistas.

Asimov amarra os contos uns aos outros, como uma pesquisa de um jornalista, que vai entrevistando as pessoas e aí entram os contos. Um dos maiores sucessos de Asimov, contém as Três Leis da Robótica, enunciadas por Asimov e amplamente aceitas até por outros autores. O título da coletânea veio do conto "I, Robot" (1939), de Eando Binder (pseudónimo de Earl e Otto Binder). Asimov queria que o título fosse Mind and Iron, e inicialmente se opôs quando a editora usou o mesmo nome do conto. Isaac Asimov foi fortemente influenciada pelo conto. Em sua introdução escrita para o conto em Isaac Asimov Presents the Great SF Stories (1979),[1] Asimov escreveu:

“Ele certamente me chamou a atenção. Dois meses depois que eu o li, eu comecei 'Robbie', sobre um simpático robô, e que foi o início de minha série de robôs positrônicos. Onze anos mais tarde, quando nove das minhas histórias de robôs foram coletados em um livro, o editor deu o título de I, Robot sob as minhas objecções. Meu livro é agora o mais famoso, mas o conto de Otto veio primeiro.”



A OBRA

O livro é composto de nove contos que, de forma sucessiva, discorrem sobre a evolução dos robôs através do tempo. A obra se inicia com o conto intitulado "Robbie", um robô-babá incapaz de falar que é discriminado e repudiado pelas pessoas da Terra, culminando com a proibição do uso de robôs no planeta. "Eu, robô" culmina no último conto, no qual a Terra é governada pelo "Coordenador Mundial" Stephen Byerley (sob o qual pairam suspeitas de ser um robô) que administra a Terra através do uso de quatro "máquinas" que ditam o funcionamento da produção, consumo e emprego da mão-de-obra.


CONTOS

"Robbie"

"Andando em Círculos"

"Razão"

"É Preciso Pegar o Coelho"

"Mentiroso!"

"Um Robozinho Sumido"

"Evasão!"

"Evidência"

"O Conflito Evitável"


SOBRE O AUTOR

Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Asimov é considerado um dos grandes mestres da Ficção Científica. A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 obras literárias ou de divulgação científica.



SOBRE @S MEDIADOR@S DE LEITURA

Os Clubes de Leitura são realizados em grupos autônomos de leitura (“células de leitura”), normalmente de forma horizontalizada e livre - cada um fala quando sente necessidade, desejo, vontade. Eventualmente, especialistas serão convidados para palestrar sobre aspectos particulares e outras peculiaridades que ajudem a facilitar os percursos de cada leitor.


Os Clubes de Leitura são encontros entre pessoas que gostam de ler e de conversar sobre o que estão lendo. Venha compartilhar suas impressões de leitura e discutir pontos polêmicos de clássicos e de obras-primas da Literatura e do pensamento contemporâneo.


Não é o principal objetivo dos Clubes de Leitura, mas poderão ser emitidos certificados de participação aos participantes que solicitarem. Informe-se com a coordenação do programa RELer&fazer sobre como proceder para garantir o registro de seu plano de leitura!


REGRAS DO CLUBE DE LEITURA

1 - Você avisa-a-Deus-e-ao-mundo-real de que vai acontecer um Clube de Leitura.

2 - Você avisa-a-Deus-e-ao-mundo-real de que vai acontecer um Clube de Leitura.

3 - Quando alguém estiver fingindo que leu, pode trollar à vontade.

4 - Um Clube de Leitura deve ter no máximo dois mediadores, embora todos possam fazer comentários e dar spoilers.

5 - Um livro de cada vez.

6 - O Clube de Leitura não é uma aula. Não é necessário ler nenhuma tese sobre o livro. Leia apenas o livro indicado.

7 - Um Clube de Leitura dura o quanto tiver que durar.

8 - Se este for o seu primeiro Clube de Leitura, você tem que falar algo sobre o livro em discussão.

.


ONDE OBTER SEU EXEMPLAR

O Epub do livro encontra-se disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/12YRtuBZez0whUBJrt8T3obC-wylNcq3A/view?usp=sharing


A recomendação, claro, é a de que se busquem exemplares impressos, livrarias, sebos, bibliotecas públicas e particulares.




REALIZAÇÃO

Agência CurioSA - Socioeducomunicação Comunitária

Programa de Extensão Reler&Fazer - Rede de Experiências em Leitura


COLABORAÇÃO

Agecx - Agência de Economia Criativa Experimental

Rede NAC/Ifes

Secretaria de Cultura da Ufes


APOIO

Núcleo Poiein

Fábrica de Ideias

Proex/Ifes

Proex/Ufes


97 visualizações
Archive
Search By Tags
bottom of page