ACADEMIA DA LEITURA

Grupos de Estudo

Para agir com responsabilidade, é preciso pensar, e muito. E uma das melhores maneiras de acelerar o pensamento é... lendo, estudando. Promover leitura, qualificar mediadores de leitura, provocar a implementação de políticas de leitura em locais públicos, privados e não-governamentais... 

Pensando nesse tipo de questão, a rede RELer&fazer dá orientações iniciais para a formação de grupos de estudos para mediadores de leitura e demais "ativistas da leitura": acadêmicos, bibliotecários, comunicadores, críticos, editores, formadores de opinião, gestores culturais, educacionais e sociais, professores e todos aqueles que, compreendendo a importância da leitura, queiram compreendê-la melhor.

IMG-RELER-Moça-com-livro-de-Cora-Coralina.png
Chapeuzinho Vermelho
manchado Fox

A rede RELer&fazer integra dinâmicas de gestão participativa e de trabalho voluntário, mobilizando cidadãos para a realização de atividades, ações e projetos que viabilizem a difusão e e mediação cultural. A organização de Grupos de Trabalho (GTs) permite uma lógica comum de atuação, mas sem uma gestão centralizada.

Os GTs da rede RELer&fazer acontecem em células autônomas, livres e remotas, mas sempre buscando alinhar agendas e pautas com outros grupos, nos encontros das "Jornadas de Formação Continuada para Mediadores  Leitura".

Clubes de Leitura, Festas e Mostras Literárias, Jornadas de Formação de Mediadores de Leitura... A União faz açúcar, e  a RELer&fazer faz doce-de-Cultura. 

Grupos de Trabalho