Ficção científica abre a temporada 2021 de Clubes de Leitura RELer&fazer
- Programa Reler&Fazer

- 8 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Vivemos num mundo em que, finalmente, o "futuro" chegou: vemos, bem próximos de nós, uma infinidade de coisas que pareciam muito distantes das nossas realidades: satélites de comunicação, uma infinidade de raios laser, missões interplanetárias, bioengenharias, robôs, inteligências artificiais... Tudo isso encontra-se mais presente a cada dia, e provavelmente nos encanta por um momento, mas a nossa tendência é incorporá-las ao cotidiano, naturalizando-as, banalizando-as, tornando-as comuns.
Não perder de vista a existência desses e de outros elementos da vida contemporânea não é uma tarefa simples, mas pelo menos uma das formas de pensar e compreender a presença e os efeitos da ciência e da tecnologia no dia-a-dia da humanidade e no próprio planeta Terra está disponível a praticamente qualquer pessoa a partir da leitura de uma forma bastante popular de narrativa literária - a famosa (e pouco conhecida) "Ficção Científica".
Essa questão nos parece tão importante que foi escolhida para abrir a temporada de Clubes de Leitura da RELer&fazer - rede de experiências em leitura, neste ano tão... singular, como vem sendo 2021, e com a sucessão de eventos literalmente fantásticos pelos quais estamos passando nos últimos anos (e não estamos nos referindo, é claro, apenas à Pandemia...). Bem, o fato é que vivemos uma época que precisamos aprender a entender, a decifrar, e atravessamos uma crise de valores que vem ameaçando atropelar toda a trajetória de conquistas culturais, científicas e técnicas da "civilização ocidental" e da "Era Moderna".
Reconhecendo a situação, a RELer elegeu o universo da literatura que dialoga com a ciência como ponto de partida para a sua temporada 2021 de clubes de leitura. Começamos a procurar leitores e leitoras apaixonadas pela Ficção Científica e estamos, no mês de abril, retomando as atividades de promoção de leitura de forma remota, enquanto isso for ainda necessário.
Mesa Virtual abre a temporada de Clubes de Leitura sobre Ficção Científica
Para "dar início aos trabalhos" foi escolhida uma obra emblemática da Ficção Científica, e programada uma mesa virtual para comentar questões relacionadas ao gênero. A mesa virtual "Eu, Robô - para uma história literária das inteligências artificiais" será conduzida pelos professores Orlando Lopes (Letras UFES) e Júlio Bentivoglio (História UFES), que apresentarão suas visões pessoais sobre o gênero e, a partir dele, sobre a "questão da inteligência artificial" na Literatura e na História.
O Prof. Julio Bentivoglio atua nas áreas de Teoria da História, Historiografia brasileira, francesa e alemã, História Intelectual, Brasil Império, história das idéias e História urbana. É coordenador do Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (LETHIS-UFES), grupo que desenvolve atividades relacionadas a campos que vão desde as narrativas de viagens do século XIX até a própria "história intelectual dos historiadores" e, por fim, à História do Espírito Santo.
Já o prof. Orlando Lopes trabalha com disciplinas próximas da Teoria da Literatura, tais como a Teoria dos Gêneros Literários e a História da Literatura, é o coordenador-geral do programa RELer&fazer e pesquisador na área de Inovação, Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável.

O principal objetivo da mesa "Eu, Robô - para uma história literária das inteligências artificiais" é sensibilizar leitores, grupos de leitores e instituições para iniciar pequenas "células de leitura" e fazer a leitura comentada de alguns contos da antologia "Eu, Robô", de Isaac Asimov, publicada originalmente em 1950 e que mantém, ainda hoje, uma impressionante atualidade em relação às questões que realmente importam no processo de chegada e de incorporação das tecnologias de automação e de inteligência artificial, que estão vivendo um momento de verdadeira explosão desde 2018, quando uma nova geração de aplicações comerciais começou a fornecer recursos de processamento de linguagem natural e de reconhecimentos de padrões até então inviáveis.
A temporada de leitura para "Eu, Robô" 2021, uma experiência colaborativa da Agência CurioSA na Fábrica de Ideias do IFES
A proposta dos clubes de leitura RELer&fazer é a de reunir e facilitar a interação entre leitores e leitoras que, muitas vezes, acabam fechados em suas bibliotecas pessoais e/ou institucionais, sem a possibilidade de comentar, de trocar impressões sobre as leituras que já fizeram ou estão fazendo. Com os clubes de leitura, pequenos grupos de leitores podem se formar e avançar sobre uma ou várias obras, temas, questões e, quando houver necessidade, recorrer a algum especialista para esclarecer questões ou passagens do texto.

Os Clubes de Leitura são, também, uma oportunidade de facilitar o encontro de pessoas que têm afinidades, que compartilham interesses, que manifestam curiosidades em comum e que, por isso, podem ter até mesmo, quem sabe, projetos em comum - na área da Literatura e fora dela. Nesse sentido, o programa RELer&fazer e a Agecx (Agência de Economia Criativa Experimental da Fábrica de Ideias) começaram a desenvolver com a Agência CurioSA de Socioeducomunicação um experimento que toma os clubes de leitura como estratégia de sensibilização e de articulação de estudantes do ensino médio e superior para o contato com assuntos que levariam muito tempo para ser apresentados pelo currículo convencional, mesmo nas melhores escolas.
Esse experimento inicial é coordenado pelo prof. Orlando Lopes (co-líder do Núcleo Poiein e prof. da UFES) e executado em parceria com Flávia Pissarra (bolsista da Agência CurioSA e aluna do curso de Letras do IFES Vitória). A intenção é criar, com a realização de clubes de leitura para "Eu, Robô" e outras obras importantes do gênero, um espaço - por enquanto apenas virtual - para que @s interessad@s em Ficção Científica e em tecnologias como as de inteligência artificial se reúnam sem uma cobrança prévia de desempenhos ou de resultados muito objetivos. Descobrir, recuperar, incorporar "novas" referências e até mesmo partir futuramente para discussões e estudos mais aprofundados, ou para projetos práticos que possam acelerar o aprendizado de metodologias e técnicas fundamentais na sociedade que está surgindo.
O Clube de Leitura "Ficções Científicas" da Agência CurioSA e a Agenda Colaborativa de Clubes de Leitura RELer&fazer - rede de experiências em leitura, contam com o acompanhamento e suporte da Agecx e do CREIA, unidade do Ifes em fase de implementação voltada para as questões de desenvolvimento e inovação tecnológica no ambiente da Fábrica de Ideias.
Para saber mais, visite a página do Clube de Leitura "Ficções Científicas" e entre em contato com os organizadores.
SERVIÇO
O que: Abertura da temporada 2021 de Clubes de Leitura RELer&fazer
Quando:
13/04/2021 - 16:00 às 17:30 - Mesa Virtual: "Eu, Robô - para uma história literária das inteligências artificiais". Convidados: Prof. Julio Bentivoglio (UFES) e Prof. Orlando Lopes (UFES).
20/04/2021 - 16:00 às 17:30 - Sessão de Leitura “Eu, Robô”. Mediação: Prof. Orlando Lopes
27/04/2021 - 16:00 às 17:30 - Sessão de Leitura “Eu, Robô” Mediação: Prof. Orlando Lopes
Quem: Agência CurioSA na Fábrica de Ideias do IFES
Onde: Plataforma Zoom (liberação de links nos dias das atividades)
Como: De forma gratuita, com certificado simples de participação para @s inscrit@s
Por que: Para experimentar novas formas de leitura e ter contato com novas obras
Saiba mais: https://bit.ly/relerliverobot

.png)
Comentários