top of page

DIÁLOGO FORMATIVO: AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

DIÁLOGO FORMATIVO:

AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prof. Orlando Lopes Albertino

26/04/2021


Tuma 01 : 8h às 10h30min

Turma 02 : 14h às 16h30min


A Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de de Vila Velha inicia um novo ciclo de trabalho com os professores/as de Língua dos Anos Finais da rede de ensino de Vila Velha — ES. Percebendo os inúmeros desafios que o novo contexto materializado pandemia tem gerado, foi dada prioridade à busca de novos caminhos e reflexões sobre a formação de professores/as.


Diante disso, a equipe de Formação Continuada para o Ensino Língua Portuguesa da SEMED Vila Velha iniciou a construção de momentos e de vivências formativas para problematizar as práticas pedagógicas do ensino de Língua e sua relação com uso das tecnologias e ferramentas digitais, procurando identificar maneiras de "reinventar" as práticas e colocá-las em diálogo com as tecnologias e ferramentais digitais.


O primeiro Diálogo Formativo da equipe de Língua Portuguesa da SEMED Vila Velha abriu discussões sobre "AS CONTRIBUIÇÕES DA

TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" com os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais de Vila Velha, dia 26/04/2 (em dois horários: de 8h às 10h30min e de 14h às 16h30min).


O facilitador convidado foi o professor Orlando Lopes, atual coordenador-geral do programa de Extensão RELer&fazer: rede de experiências em leitura (DLL/UFES) e co-líder do Núcleo Poiein - Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Fábrica de Ideias / IFES). Atuante nas áreas da História, da Teoria da Literatura e da Mediação Cultural, o professor Orlando realiza experimentos no campo da "mediação de leitura" em parceria com a Agecx (Agência de Economia Criativa Experimental) e a Agência CurioSA de Socioeducomunicação, dois outros projetos da Fábrica de Ideias. Em suas exposições, foram ressaltadas as preocupações com a análise crítica do currículo e a revisão de fundamentos e referenciais importantes para o desenvolvimento de discussões sobre metodologias e tecnologias para o ensino de Língua Portuguesa realmente adequadas às nossas realidades locais e regionais.


SINOPSE DO DIÁLOGO FORMATIVO

O novo contexto materializado na pandemia tem gerado inúmeros desafios e a busca de caminhos alternativos, de reflexões sobre a formação de professores/as e até mesmo sobre o papel da Educação, seja na “vida social”, na “vida cultural”, na “vida econômica” etc. Tornou-se necessário e urgente aproveitar e reconstruir alguns momentos e vivências formativas que tentem caracterizar e problematizar as práticas pedagógicas do ensino de Língua na sua relação com uso das tecnologias e ferramentas digitais, pensando em maneiras de reinventar tais práticas e colocá-las não apenas em diálogo, mas em interação com as tecnologias e ferramentais digitais.É com esse objetivo inicial que se realiza este diálogo formativo com os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais de Vila Velha.


20 visualizações
Archive
Search By Tags
bottom of page