top of page

Centro de Vitória terá Jornadas de formação para Mediadores de Leitura a partir do dia 18

Atualizado: 30 de jun. de 2021


Programação cultural e formativa será em realizada mensalmente e reunirá pessoas interessadas na leitura “por prazer” e em “clubes de leitura”

A leitura está - ou já deveria estar - na pauta do dia. Reconhecida como um índice básico de desenvolvimento humano, ela faz parte natural de qualquer processo de desenvolvimento (cultural, social, econômico etc.), e embora praticamente todos saibam dessa “transversalidade”, vivemos uma contínua sensação de crise quando pensamos sobre a presença efetiva da leitura junto à população, num mundo cada vez mais agravado pelas desigualdades sociais e pela radicalidade das transformações tecnológicas que estamos vivendo.

Um dos lugares mais imediatamente associados à leitura é a Biblioteca, embora ela - a leitura - seja uma prática que se encontra presente em muitos outros lugares e situações. Pensando nessa representatividade, a Biblioteca Municipal “Adelpho Poli Monjardim” foi convidada para receber as atividades da abertura oficial das “Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura”, projeto realizado pelo programa de extensão “RELer&fazer - rede de experiências em leitura”, da UFES.

A programação terá início no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal, com uma conferência de apresentação do projeto para voluntários, convidados da programação, autoridades e representantes institucionais que possam tornar-se parceiras no decorrer do projeto. Após a conferência serão iniciadas as atividades de implementação das Jornadas…, com a criação de grupos voluntários de trabalho e de estudo encarregados de viabilizar as ações previstas numa agenda comum e permanente, disponível e organizável a partir do site da rede RELer&fazer.

“As Jornadas… serão sequências mensais de eventos bem curtos, de um dia de duração, com uma programação ao mesmo tempo cultural e formativa, envolvendo formações de repertórios de leitura, orientações metodológicas, elaboração de projetos etc. Na parte cultural, a ideia básica é estimular o encontro e a realização de “clubes de leitura”, inicialmente no Centro de Vitória, tanto em espaços públicos quanto em espaços privados e não-governamentais. Na parte educacional, serão oferecidas atividades como minicursos e oficinas para formar “mediadores de leitura”, ou seja, pessoas que ajudam a criar e a conduzir encontros de discussão e de socialização entre leitores”, diz o coordenador geral das Jornadas, professor e pesquisador Orlando Lopes (UFES).

Esse projeto faz parte do programa de extensão universitária “RELer&fazer - Rede de experiências em leitura”, que atua desde 1993 com o objetivo de contribuir com a sociedade para a formação de leitores, desenvolver sua educação estética e estimular a participação na implementação de políticas de leitura em ambientes públicos, privados e não-governamentais. O programa é coordenado pelos professores Santinho Ferreira e Paulo Sodré, que desenvolvem projetos de difusão cultural, de relacionamento institucional e de produção editorial, entre outros; um destaque é a cooperação entre o programa RELer&fazer e o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-RJ (iiLer) e com a Cátedra Unesco de Leitura, localizada na mesma universidade.

O Centro de Vitória como um “território de leitores”

O Centro de Vitória é um lugar tradicionalmente associado a manifestações culturais e políticas. Mesmo com o deslocamento do eixo econômico da cidade para outras regiões, o Centro ainda resiste no imaginário da população, por força de seus marcos históricos e por conta da dedicação de pessoas, de grupos e de instituições que se encarregam de preservar sua memória e história.

O objetivo de longo prazo do projeto de extensão “Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura” é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro de Vitória e, a partir daí, em outros bairros e municípios, integrando leitores experientes e inexperientes numa verdadeira “rede de experiências em leitura”. Para essa finalidade, serão criados nos próximos meses uma série de grupos voluntários de trabalho e de estudo, tematizando aspectos e questões do trabalho de estímulo à leitura no cotidiano da população.

“Esses grupos serão formados por pessoas que sentem a necessidade de entender melhor o processo de leitura, e o de mediação de leitura, e de realizar ações que ajudem a ampliar e a qualificar a presença da leitura também na vida cotidiana”, continua o prof. Orlando. “Acreditamos que muitas pessoas sentem vontade de ler mais, e principalmente, de falar, de conversar sobre o que acabaram de ler ou estão lendo. O que faltam são ofertas adequadas de programação, oportunidades de acesso, disponibilidades para participação... foi sobre esse tipo de problemas que nos detivemos, e que pretendemos ajudar a solucionar durante a implementação das Jornadas”.

Um dos pontos de destaque do projeto é a adoção sistemática de uma integração entre recursos de natureza pública, privada e não-governamental. A partir do projeto de extensão executado pelo Departamento de Línguas e Letras da UFES, serão adotadas dinâmicas de economia criativa, solidária e sustentável, permitindo a realização de campanhas de adesão voluntária, a criação de fóruns participativos, de procedimentos organizacionais colaborativos, de articulação interinstitucional proativa e, finalmente, a possibilidade de um levantamento contínuo sobre o perfil de comunidades leitoras em diversas localidades do Estado. Para esse fim, estão sendo desenvolvidos formulários online, atualmente em fase de testes, um para Cadastro de Voluntários, outro para levantamento de um Perfil de Leitores, inicialmente aqueles que já circulam no Centro e/ou que fazem parte de instituições e organizações parceiras.

As “Jornadas…” acontecerão mensalmente. Ainda em 2019, serão duas edições, uma no dia 18 de outubro, a partir das 14h, e a outra no dia 22 de novembro, a partir das 08h da manhã. As vagas para atividades formativas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no site do evento a partir do dia 14 de outubro.

SERVIÇO

O Que: Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura - RELer&fazer

Quando: 18 de Outubro e 22 de novembro (veja a programação no site)

Onde: Centro de Vitória

Público de interesse: Pessoas interessadas em promover atividades de estímulo à leitura.

Formulário de Inscrição de Ouvintes na I Jornada: http://bit.ly/fijornada1

Cadastro de Voluntários para ações pró-Leitura: https://forms.gle/ggZgqjUF3ZhzEVaG9

Cadastro de Perfis de Leitor: https://forms.gle/iGwbzV8v5hcnQqeDA

REALIZAÇÃO

Programa RELer&fazer - Rede de experiências em leitura / UFES

COLABORAÇÃO

Biblioteca Municipal de Vitória “Adelpho Poli Monjardim”

Casa da Stael

Pólen - Consultoria e Serviços em projetos culturais, educacionais e sociais

Programa Sopa de Letras / Rádio Universitária - UFES

Seminário Metodológico Economia Criativa no ES

APOIO

Editora Cousa

Editora Milfontes

Editora Pedregulho

Secretaria Municipal de Cultura - PMV

Comentários


Archive
Search By Tags

© 2023 por MARIA URTIGA Orgulhosamente criado com Wix.com

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

​SIGAM-NOS AS BOAS E OS BONS

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Canal Reler&Fazer YouTube
2.png
Logo AGECX (2).png
base Logo Ag Curiosa 2023.png
Marca-Cátedra_Unesco.png
Logo RELer&fazer Quadrada sem moldura Ab
iiLer-logo.png
bottom of page