top of page
chrome_p1jRnoe2ly.png

A semana traz uma intensa programação para as comunidades de Serra, na região metropolitana da Grande Vitória. a Semana Municipal das Juventudes, iniciativa desenvolvida em diversos locais da cidade pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), vai até sábado (25/9) realizando passeios ecológicos, festas, esportes, debates e uma intensa programação cultural, resultado da parceria com o Conselho Municipal da Juventude.

A Semana das Juventudes em Serra-ES

Um dos principais objetivos do evento é manter e aprofundar o movimento de pleno acesso aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, direitos políticos, sociais, educacionais, culturais, econômicos etc. O evento dá espaço a entidades, grupos, coletivos e conta com o apoio de várias secretarias municipais, Apae, Ceturb e de integrantes da sociedade civil organizada. Para participar, basta fazer inscrição pelo formulário neste link.

 

img semana das juventudes serra set 2021.png
6518.jpg

A Semana das Juventudes na Serra busca estimular o debate sobre políticas públicas para as juventudes, promovendo a participação dos jovens no processo de condução da política regional e nacional e garantindo uma maior participação das minorias na vida política, para fortalecer a cultura da paz, dos direitos humanos e das igualdades fundamentais. 

Mobilização de Leitura na Semana das Juventudes
 

No conjunto dos direitos das juventudes, há um que muitas vezes fica em segundo plano, ou mesmo impedido por força de um conjunto complicado de circunstâncias. Entre tantas práticas culturais, entre tantas inovações tecnológicas, vemos gerações de jovens crescendo com menos contato com a escrita e a leitura do que as gerações anteriores - e que portanto acredita facilmente que ela não é mais necessária no “Mundo contemporâneo”. 


A leitura é um direito, muito antes de ser um dever, uma obrigação - sobretudo uma “obrigação escolar”. A leitura, a escrita, os livros, o debate de ideias, são “desde sempre”, uma base para a vida nas sociedade complexas, e por mais que pareça óbvio que novos meios de comunicação continuem surgindo, ainda não inventamos nada melhor do que uma boa edição impressa para colocar nossos neurônios para trabalhar de uma forma muito especial - provocando o pensamento, provocando nossa imaginação, nossa razão e nossa sensibilidade.

 

Tiny student sitting on book pile and reading.jpg
Illustrator_UKNUotFnou.png

É nesse espírito que o Programa Cultural “Livros Por Toda Parte” aportará, no encerramento da Semana das Juventudes, com uma mobilização de leitura com ações que pretendem despertar na população a consciência desse direito, o de conhecer pelo livro e pela escuta. O programa é um conjunto de projetos e intervenções, objetivando a realização de intervenções em existentes nos bairros de Serra e de outros municípios da Grande Vitória: feiras, praças, escolas, faculdades, eventos, etc.


A intenção é fazer os livros encontrarem os leitores, e também fazer os leitores encontrarem… os leitores. “A leitura não é apenas uma ferramenta educacional”, lembra Ceélia Fontes, membro da rede RELer&fazer e participante do Coletivo “Espírito Coletivo”. “A leitura é uma forma de acesso à linguagem verbal que pode ganhar várias finalidades, educacionais, culturais, mas também de cunho mais social e até mesmo psicológico ou mesmo terapêutico.” 


Assim, se você é morador na Serra e sempre sentiu falta de um espaço e de atividades de leitura perto de casa, esta é a hora! Acompanhe o site da mobilização e fique em em contato com os organizadores, seja para saber mais, participar ou mesmo iniciar a discussão sobre viabilidade de projetos e ações em sua rua, bairro ou comunidade.

Programa Livros por toda parte
 

O Programa procura incentivar a leitura aproximando os livros dos leitores, divulgando acervos diversos de humanidades, ciências sociais e obras literárias clássicas e contemporâneas, de autores capixabas, além de atividades e projetos desenvolvidos no ES por outros grupos, coletivos e instituições. As iniciativas e projetos que serão desenvolvidas pelo programa são: “Livros na Praça”, “Livros na Feira”, “Livros na Escola”, “Faculdades Leitoras”, “Corredor literário”, “Vale Leitura”, “Porte de Livros” e “Sebo Móvel”.

Para o coordenador do programa “Livros por toda parte”, Ivan Pereira, essa é uma forma de ampliar o trabalho já desenvolvido por iniciativas como o Sebo Ponto de Cultura, de Vila Velha, e diversas outras propostas que reconhecem no livro um instrumento ainda válido e importante de democratização do acesso à cultura e à educação em todas as áreas de conhecimento e de interesse humano.

A Mobilização de Leitura é a primeira ação concreta do “Espírito Coletivo”, reunião de iniciativas da sociedade civil e de instituições identificadas com a retomada da promoção de políticas de leitura mais efetivas, sejam as de interesse educacional, cultural ou profissional. Inicialmente o Coletivo atua de modo colaborativo, propondo a inserção de ações de leitura em ambientes e eventos realizados por outras instituições - como a Sedir/PMS e o Conselho Municipal da Juventude.

LOGOMARCA PROGRAMA LIVROS POR TODA PARTE (1).png
6263.jpg

Além do Sebo Ponto de Cultura, atualmente localizado em Vila Velha. integra o “Espírito Coletivo” o programa RELer&fazer - rede de experiências em leitura, coordenado Orlando Lopes, professor do Departamento de Letras da UFES. “A ideia de que a sociedade civil deve ser acionada como público estratégico nas políticas de leitura é fundamental para que se estabeleça na sociedade um espaço efetivo para o debate e a construção efetiva de ideias e propostas para solucionar os problemas comuns, inclusive os da vida política e econômica”, acredita Lopes, que é também pesquisador na área de Economia Criativa aplicada à Educação e à Cultura.

O grupo conta ainda com um GT que planeja novas ações para os próximos meses, com novas mobilizações literárias e com discussões sobre formas de tornar o livro e a leitura realmente mais acessíveis para a população a custos baixos e envolvendo a população por meio da participação comunitária e a cooperação entre agentes públicos, privados e da sociedade civil. Encontra-se em fase de desenvolvimento uma parceria com o Núcleo Poiein (IFES/UFES) e o e o Laboratório de Logística do IFES Viana, no sentido de sistematizar e estabilizar um circuito de “corredores literários”, facilitando o intercâmbio e a troca entre comunidades em diversas localidades capixabas. 
Acompanhe a programação, divirta-se, mobilize!

Programação da Mobilização de Leitura - 25/09
 

15:00 às 18:00 - Distribuição gratuita de livros

 

15:00 às 18:00 - Oficina de reforma e livros 

 

17:30 às 17:50 - Distribuição do Porte de Livros para realização de sorteio de brindes aos participantes (O Porte de Livros também dará direito a 50% de desconto na compra de livros no Sebo Ponto de Cultura)

 

15:00 às 18:00 - Feira de troca de livros. Traga seus livros para troca e tenha uma avaliação com livreiros profissionais.

18:03 às 18h13  - Flashmob Literário. 10 minutos de leitura. O som será desligado em busca do maior silêncio possível.

2509 CARTAZ - MOBILIZAÇÃO DE LEITURA NA MOSTRA CULTURAL DA SEMANA DAS JUVENTUDES - SERRA E

SERVIÇO

O que: Mobilização de leitura na Mostra Cultural da Semana das Juventudes da Serra-ES

Quem: Espírito Coletivo 

Quando: 25/09 (sábado)

Onde: Parque da Cidade, em Serra/ES

Por que: Para provocar ativistas e simpatizantes da “causa da leitura” no município da Serrra-ES

Quanto: Atividades gratuitas, inclusive a distribuição de livros

Maiores informações: https://bit.ly/mobleituraserra1

Illustrator_v6mTxP8Ji7.png
chrome_SfrfBltZ7t.png
bottom of page