top of page

E quem passar por aqui
não é de ouro nem nuvem:
é homem — é de vidro.

"Útero", de Miguel Marvilla.

Cartaz Jornadas (06dezembro).png

Programa Reler&Fazer promove Jornadas para Formação de Mediador@s de Leitura

Programação - 2019

27 de Setembro - Pré-Jornadas
18 de Outubro - I Jornada
06 de Dezembro - II Jornada

Setembro

Pré-Jornadas de Formação pra Mediador@s de Leitura

27/09/2019

14h - 1a. apresentação do projeto ao Grupo a Voluntários

18h - 2a. apresentação do projeto ao Grupo a Voluntários

O Programa de Extensão Reler&Fazer realizará, nos meses de setembro, outubro e novembro três Jornadas de Formação para Mediador@s de Leitura. A primeira Jornada terá como tema “Mediação de Leitura como Formação Continuada Livre e Em Serviço”, e abordará as disposições legais das políticas públicas que contemplam o Livro, a Leitura e a Literatura (PNLL, LDB, SNC...), a fim de estimular sua retomada,  a critica de seus pontos frágeis e o fortalecimento de seus elementos considerados mais estratégicos.

 

Mediador@s de Leitura não são necessariamente professor@s, embora saibamos que pouc@s merecem, como el@s, ser reconhecid@s como tais. Mediador@s de Leitura são pessoas que conhecem antes que os demais leitor@s envolvid@s num ciclo de leitura os textos literários ou não-literários a serem acionados em rodas-de-conversa (as "mediações"), e que se dispõem -- de forma voluntária e/ou remunerada -- a facilitar o contato de "leitores leigos" com esses textos.

Professor@s necessariamente são Mediador@s de Leitura. Por essa razão, são o público de base para a oferta de ações nestas Jornadas para Formação Continuada. Palestras, mesas-redondas, oficinas, laboratórios, minicursos, lançamentos de livros e mostras literárias, saraus e muitos, muitos clubes de leitura.

Se você, como nós, compreende a importância do estímulo á leitura na Cultura, na Educação e na Sociedade, venha participar. Nosso interesse é localizar tanto profissionais quanto voluntários interessados em realizar e viabilizar a realização de clubes de leitura e outras formas de promoção da leitura junto à população. Seja você um leitor mais experiente, seja um leitor que apenas começou a se aventurar pelo mundo dos livros, queremos ajudar.

A leitura é uma demanda de política pública com várias finalidades. Convidamos seu grupo, sua instituição. Convidamos seu grupo, sua instituição (Cultural, Educacional, Política, Empresarial, Não-Governamental) e enviar um representante para participar da I Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura. Esse representante acompanhará uma apresentação sobre o programa Reler&Fazer e terá contato com a comunidade de Mediador@s de Leitura e de agentes literários no ES: autores, editores, professores especialistas, jornalistas e gestores culturais e educacionais de instituições e iniciativas públicas, privadas e não-governamentais envolvidas com a promoção da Leitura, do Livro e da Literatura no Estado do Espírito Santo.

Público-alvo

  • Estudant@s-leitor@s de ensino médio, superior e pós-graduação.

  • Professor@s-leitor@s de todas as modalidades de ensino

  • Leitor@s especializad@s / conhecedor@s de repertórios específicos

  • Autor@s

  • Crític@s

  • Editor@s

  • Jornalistas

  • Gestor@s Culturais

  • Gestor@s Educacionais

Outubro

I Jornada de Formação pra Mediador@s de Leitura

Dezembro - II Jornada de Formação pra Mediador@s de Leitura

APOIO
COLABORAÇÃO
REALIZAÇÃO
chrome_2018-06-07_17-12-50.png
logo ed pedregulho chrome_2019-10-15_10-
marcaufesnova.jpg
Logo PMV retangulo.png
iiLer-logo.png
logo cousa].jpg
Marca-Cátedra_Unesco.png
chrome_2019-08-02_13-44-46.png
logo Milfontes.jpeg
LOGO CASA DA STAEL.png
LOGOTIPO CANDIDA.jpg
Radar da Leitura
Recomendações de Leitura

EDITORAS DO ESPÍRITO SANTO

bottom of page