top of page

Projeto “Quintas Temáticas” retoma encontros com especialistas em leitura no programa RELer&fazer

Atualizado: 21 de mai. de 2021


O projeto de extensão "7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos" é uma iniciativa ancorada nos princípios e procedimentos do programa de extensão "RELer&fazer - rede de experiências em leitura". Sua proposta é constituir um espaço para a apresentação de estudos, pesquisas e registros de memória sobre leitura de forma ampla como expressão de saberes e de experiências, com destaque para a relação estreita entre fenômenos socioculturais como o ato de ler e o desenvolvimento econômico, a leitura e a educação, a leitura e a cultura etc.

Tomando a “cultura” no sentido amplo que lhe concede a Antropologia, torna-se possível uma concepção de “leitura” como ato que não se circunscreve ao escopo da escrita. Nessa perspectiva, a reflexão pode projetar seu olhar para o que acontece nas diversas relações em sociedade e atualizar, repropor a função da leitura na construção de uma sociedade organizada e humanizadora. Os encontros virtuais estão agendados para realização entre maio e novembro de 2021, sempre com a participação de um convidado para explanação de tema pertinente à leitura. A participação é livre para os interessados.


A leitura como prática e experiência na rede RELer

A justificativa e mérito extensionista de desenvolvimento das "7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos" está no entendimento de que a sociedade brasileira, em seus segmentos diversos e com destaque para a comunidade escolar, vem empreendendo movimentos diferenciados de aplicabilidade e de análise do “ato” e do “processo” de leitura para reunir estudos em leitura capazes de contribuir para a compreensão das interrelações sociais, econômicas e culturais.


O programa de extensão RELer&fazer - Rede de experiências em leitura foi criado no Departamento de Línguas e Letras da UFES em 2007 e, desde então, vem-se constituindo como ambiente de experimentações e de interações com as mais variadas comunidades de práticas de leitura. O público interno da UFES de interesse mais imediato para as Quintas Temáticas é o da comunidade acadêmica: estudantes, professores, pessoal técnico-administrativo. Quanto ao público externo, o convite se estende à comunidade em geral, e também a artistas, educadores, estudantes, pesquisadores, leitores e outros interessados no tema.

O objetivo geral das "7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos" é, desse modo, demarcar a contribuição da RELer&fazer - Rede de experiências em leitura em favor dos atos de ler como direito e dever de cidadania. É com essa meta que pretende, em seus ciclos de atividades, gerar visibilidade e difusão para os referenciais conceituais que permitem atualmente conceber e desenvolver práticas de leitura em seu sentido lato, compreender leitura enquanto uma necessidade social, desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre a leitura em âmbitos locais e regionais, estimular a produção de conhecimento sobre o universo da leitura e, finalmente estimular e registrar as geografias urbanas e rurais em espaços e tempos de leitura, de discussão e de desenvolvimento socioeconômico e cultural em terras capixabas.


Calendário de Encontros Remotos

As "7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos" se realizam sob a forma de sete sessões mensais, sempre na última quinta-feira útil de cada mês, com o desenvolvimento de tema proposto pelo convidado ou pela coordenação do projeto, no tempo de uma hora e meia, distribuído em torno de trinta minutos para explanação e tempo complementar de participação dos presentes ao encontro. As sessões estão previstas para o período compreendido entre maio e novembro de 2021. O projeto, no entanto, não se limita ao dia de cada sessão, prevendo a divulgação e avaliação permanente no sentido de que ações complementares venham a ser realizadas a partir desse calendário básico.






27/05/2021 - 19h - Sessão temática: Panorama da Produção em Literatura Infantil e Juvenil, com Denise Ramalho, coordenadora do Selo Cátedra 10 do Instituto Interdisciplinar da RELER - PUC-Rio.

24/06/2021 - 19h - Sessão temática: Práticas de leitura e escrita literárias em tempos de isolamento social, com Joana d'Arc Batista Herkenhoff - Secretaria Municipal de Educação de Serra-ES.

29/07/2021 - 19h - Sessão temática: Letramento literário em tempo de resistência, com Aldo José Rodrigues de Lima - UFPE.

26/08/2021 - 19h - Sessão temática: Leitura e Prisões, com Valéria Medeiros - Campus de Araguaína, UFT

30/09/2021 - 19h - Sessão temática: Licenciatura Intercultural Indígena - um olhar antropológico sobre o tema, com Celeste Ciccarone - Ufes

28/10/2021 - 19h - Sessão temática: Por um Brasil Leitor, com Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho, coordenadora do Instituto Interdisciplinar da RELER - PUC/Rio.

25/11/2021 - 19h - Sessão temática: Leitura e Cinema, com Maria Bernadette Cunha de Lyra - Ufes


Parcerias institucionais para ações de formação continuada na área de mediação de leitura

O projeto “Quintas Temáticas” encontra-se em sua segunda edição. A primeira, na modalidade presencial, foi suspensa em decorrência da pandemia da Covid-19. Para o coordenador do projeto, prof. Santinho Ferreira de Souza, “os resultados de avaliação dos três encontros da primeira edição apontaram para a pertinência acadêmica do evento e a conveniência de sua realização na modalidade virtual, com a compreensão de que possibilita presença participativa a um maior número de pessoas, com origem diferenciada de lugar e distância, tem efeito significativo na economia de tempo e orçamentária, e influencia positivamente na gestão das informações e de sua disponibilização para consulta. Outro aspecto relevante está na relativa regularidade e distribuição das sessões temáticas ao longo do calendário anual”.

Nesse sentido, algumas parcerias e colaborações vêm sendo experimentadas, procurando oferecer acesso e disponibilidade dos conteúdos gerados a potenciais “mediadores de leitura” e, claro, aos profissionais que contam com a leitura em sua rotina funcional e administrativa, como os profissionais da Educação. Já na primeira sessão, foi possível iniciar uma parceria com a Gerência de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), em Serra-ES, na região metropolitana da Grande Vitória, permitindo a veiculação conjunta no site do programa RELer&fazer e no canal Youtube “Educa Serra”.

A expectativa do projeto é que no decorrer da agenda de encontros novos parceiros passem a veicular e a incorporar essa e outras ações do programa RELer&fazer como atividades de caráter formativo tanto cultural quanto técnico e científico. Sinta-se convidado (-a) a participar e a trazer suas redes para esses diálogos!



SERVIÇO

O que: Projeto “7 Quintas Temáticas: leituras e seus desdobramento”

Quem: Rede RELer&fazer - rede de experiências em leitura

Quando: de maio a novembro de 2021, às 19h da última quinta-feira útil de cada mês

Onde:

Porque: para conhecer, divulgar e potencializar práticas de promoção de leitura em ambientes escolares e não-escolares.


Por favor, ajude a divulgar este ciclo de eventos em suas redes de relacionamento social. Compartilhe o flyer, imprima e cole o cartaz onde achar que vale a pena!

  • Download do cartaz em PDF com toda a programação:


Cartaz 7 Quintas Temáticas 2021
.pdf
Download PDF • 768KB




41 visualizações
Archive
Search By Tags
bottom of page