top of page

CLUBE DE LEITURA: "TORTO ARADO" (2018), DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR

Atualizado: 12 de ago. de 2022


"Torto Arado" (2018), de Itamar Vieira Junior. Um livro comovente que traz a herança dos clássicos. Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra. Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.


SERVIÇO

O QUE: Clube de Leitura: "Torto Arado"

QUANDO: Agosto e setembro de 2022

ONDE:

22/8 e 05/09 - Encontros remotos via Meet, das 16h às 17h30

15/8 e 29/8 - Encontros presenciais na Biblioteca Municipal de Vila Velha, das 16h às 17h30


COMO: Gratuito, sem necessidade de inscrição. Não é necessária a leitura prévia do romance.

POR QUE: Originalmente, esta é uma atividade experimental de formação continuada para professores e TAEs da rede municipal de Ensino.

PARA QUEM: Em primeiro lugar, para leitores interessados em "Torto Arado", com destaque para professores da rede municipal de ensino de Vila Velha, bibliotecários, estudantes e leitores em geral.

CERTIFICAÇÃO: Gerência de Formação Continuada da Semed Vila Velha / Programa RELer&fazer (UFES)


MAIS EM:





===

Esta é uma atividade de extensão universitária integrada ao programa RELer&fazer - Rede de experiências em leitura (UFES) e à Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha. Após essas datas os grupos poderão seguir nos encontros, e novas células de leitura poderão ser criadas.

*

COMO FUNCIONA O CLUBE DE LEITURA Os participantes se encontrarão para conversar, contextualizar os livros e trocar impressões iniciais, em grupos pequenos (de quatro a sete participantes), e cada grupo definirá seu ritmo e objetivos de leitura. O ideal é que a leitura seja feita em meio impresso, mas a utilização de ebooks é mais que bem-vinda.


Adotamos a dinâmica de "células de leitura". Os grupos em princípio deve ser pequenos: sugerimos um mínimo de três e um limite entre sete e dez participantes. A partir de 10 participantes uma célula deve ser dividida em duas, para facilitar as condições de conversa e interação.


REGRAS DO CLUBE DE LEITURA 1 - Você avisa-a-Deus-e-ao-mundo-real de que vai acontecer um Clube de Leitura. 2 - Você avisa-a-Deus-e-ao-mundo-real de que vai acontecer um Clube de Leitura. 3 - Quando alguém estiver fingindo que leu, pode trollar à vontade. 4 - Um Clube de Leitura deve ter no máximo dois mediadores, embora todos possam fazer comentários e dar spoilers livremente. 5 - Um livro de cada vez. 6 - O Clube de Leitura não é uma aula. Não é necessário ler nenhuma tese sobre o livro. Leia apenas o livro indicado e, se for preciso, convide um Mediador de Leitura. 7 - Um Clube de Leitura dura o quanto tiver que durar. 8 - Se este for o seu primeiro Clube de Leitura, você tem que falar algo sobre o livro em discussão.


---------

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO A participação neste Clube de Leitura dará direito a certificados de participação caso seja solicitado.


924 visualizações
Archive
Search By Tags
bottom of page