top of page

4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura acontece na Ufes. Venha Participar!


A 4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura vem aí, um evento imperdível para @s amantes da Literatura e leitura! Integrando as atividades de abertura do semestre letivo, o evento tem como objetivo apoiar a realização e participação em ações de leitura literária e não-literária, dentro e fora da Universidade. A jornada também oferece a oportunidade de adesão formal à rede RELer, participando das ações de leitura previstas na Agenda Colaborativa e propondo a inclusão de novas ações culturais e formativas para curto, médio ou longo prazo.


O público-alvo da Jornada é amplo e inclui estudantes e professores de todos os níveis educacionais, pesquisadores, representantes institucionais de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, e leitores em geral. Para participar, os interessados devem se inscrever no site do evento, selecionando os dias e horários em que participarão, observando sempre a finalidade da programação prevista.


Cada dia da programação aproxima e provoca o diálogo entre os participantes, desde os gestores e coordenadores de projetos que reconhecem a promoção de leitura como área de interesse, passando pelos profissionais que atuam na execução e acompanhamento de atividades culturais e educacionais junto aos diversos segmentos da população (crianças, jovens, adultos idosos etc.) e finalmente alcançando o público de interesse final do programa RELer&fazer, formado pelas diversas comunidades leitoras que podem – e devem – circular e ocupar com mais frequência o espaço público (e, por que não?, também o privado e o da sociedade civil).


O primeiro dia do evento será dedicado ao contato e conversas entre gestores e coordenadores acadêmicos de núcleos e projetos interessados em ampliar e qualificar suas políticas de leitura, garantindo a presença do tema em futuros planejamentos e avaliações institucionais. No segundo dia da programação, a mesma estratégia acontecerá com equipes técnicas de atendimento em políticas públicas identificadas com a promoção do desenvolvimento humano e a qualidade de vida, tanto no Ensino Básico da Prefeitura Municipal da Serra quanto no eixo protetivo da política de Segurança Pública estadual, representado pelas equipes dos CRJs - Centros de Referências das Juventudes. E, no terceiro dia, a principal atividade será a dos encontros entre comunidades leitoras, afinal é delas, por elas e com elas que a rede RELer se constitui. Durante o dia, os encontros acontecerão na Ufes e à noite haverá uma confraternização no Centro de Vitória, com a ocupação cultural de espaços como a Thelema e o Triplex.


Para o coordenador do programa RELer, Orlando Lopes, professor de Literatura da Ufes, essa abordagem permite uma maior articulação entre as comunidades leitoras, desde as especializadas até as leigas, mas sem estabelecer uma relação necessariamente vertical entre os atores envolvidos. “Um dos principais pontos na formulação da metodologia da rede RELer é a do respeito à autonomia das comunidades leitoras e à descentralização dos instrumentos de gestão e monitoramento das atividades”, relata Orlando, enfatizando a importância de espaços presenciais e virtuais que permitam e estimulem a manutenção da diversidade cultural, que provoquem movimentos de autorrepresentação e formação de opinião crítica e, no caso da Leitura e da Literatura, também teórica.


A 4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura conta com a colaboração de diversos parceiros e apoiadores, incluindo o Coletivo Sinestesia, CRJs - Centros de Referência da Juventude, Thelema, Sebo Cheiro de Livro, Kasa Raiz, Coletivo “Conscientiza Piapitangui”, Agência CurioSA, Editora Palimpsesto, Cooplet - Empresa Jr. dos Estudantes de Letras, Editora Cândida, Editora Cousa, Editora Pedregulho, Instituto Ambiental Reluz, Ecos Jr., CTEC LET - Clube de Tecnologia dos Estudantes de Letras, Neli - Núcleo de Estudos em Literatura - Interartes, Núcleo Poiein, Agecx - Agência de Economia Criativa Experimental, SEDH - Secretaria de Direitos Humanos ES, Pró-Reitoria de Extensão da UFES e IFES - Instituto Federal do ES, entre outros.


A realização deste evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Programa de Extensão “RELer&fazer - rede de experiências em leitura”. Esses e outros parceiros vêm sendo mobilizados para viabilizar a condição de atuação para mais Mediador@s de Leitura em espaços públicos, privados e não-governamentais.


Não perca a chance de fazer parte desta jornada única de aprendizado e crescimento na área da leitura. Inscreva-se hoje e junte-se a nós na 4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura!


84 visualizações

Comments


Archive
Search By Tags
bottom of page