No dia 16 de agosto, a coordenação do programa Reler&Fazer e da Edifes - Editora do Ifes, firmaram uma parceria para realizar ações conjuntas de promoção da leitura e do livro. Foram definidas algumas ações iniciais, envolvendo a promoção de títulos da Edifes. As ações terão caráter cultural e formativo, servindo como ponto de partida para a elaboração de um projeto de Extensão mais estruturado em 2018.
De acordo com Nelson Martinelli, coordenador da Edifes, a expectativa é a de que cada vez mais a Editora do Ifes trabalhe para facilitar o acesso do público leitor a conteúdos de qualidade: "Estamos experimentando formatos e desenvolvendo recursos para que seja cada vez mais fácil consultar e utilizar nossos livros, por exemplo, a partir do celular, o que agiliza e permite pensar de outra forma o lugar da leitura, seja na escola ou fora dela".
Uma das questões colocadas na reunião de planejamento foi a de que é preciso cada vez mais criar ou recuperar as chamadas "condições de leitura", ou seja, aquelas que facilitem a apreensão e a interpretação dos textos. Foram definidos quatro títulos, envolvendo temas históricos, ciências e até programação de computadores "para leigos". O coordenador do Reler&Fazer, professor Orlando Lopes, observa que a leitura não uma prática que deve ser isolada no domínio da Literatura. "Nós precisamos lembrar sempre que a leitura não se prende exclusivamente ao texto literário. Ela é um instrumento de acesso a informações, incluindo-se aí as informações científicas e técnicas. Esses e outros livros da Edifes merecem ser levados até o público, pois o conhecimento que eles representam é resultado de estudos e pesquisas qualificados".
A partir de setembro, essas e outras obras do catálogo serão utilizadas em atividades formativas nas Jornadas para Formação de Mediadores de Leitura, que acontecerão no Centro de Vitória. Nas Jornadas, acontecerão palestras, minicursos, oficinas etc., apresentando e discutindo as questões exploradas em cada obra. "A expectativa é a de que esses livros sejam abordados e que tenham a condição de serem absorvidos como referências, ajudando os participantes das jornadas a encontrarem uma agenda de interesses comuns", considera ainda Orlando. "Instituições como o Ifes já realizam um grande esforço gerando a disponibilidade dessas obras de forma gratuita e sem burocracia. O mínimo que temos a aprender a fazer e facilitar o acesso, ajudar a criar condições para que essas obras encontrem seus 'leitores potentes', ou seja, leitores que consigam realmente absorver e acionar o conteúdo dos livros disponibilizados".
As Jornadas de Formação Continuada acontecerão nos meses de setembro, outubro e novembro, sempre no Centro de Vitória. Acompanhe o hotsite e participe do calendário de atividades.
Relação inicial de livros da Edifes para promoção em ações do Programa Reler&Fazer
* "A doutrina do engrossamento, de Graciano Neves", de Raoni Huapaya.
* "Figurões da terra: política no ES no século XIX"
* Ensino de ciências para crianças (professores do Ifes Vila Velha).
* Programação para leigos (com Raspberry)
Saiba mais
* Site da Edifes: http://edifes.ifes.edu.br/